instituto projetos ambientais, em revista

A Prefeitura Ambiental



     Uma cidade que tinha graves problemas com falta de água e também com a qualidade da água, revelou o seu sentimento ambiental na nova eleição que se organizava.

     Entre os candidatos a prefeito todos prometiam coisas assim:
- "Eu" vou fazer novas obras para gerar empregos a todos!
- "Eu" vou construir um novo hospital muito, muito, muito grande!
- "Eu" vou fazer uma estrada tão bonita que todos poderão ir aonde quiserem!
- "Eu" vou dar um dinheiro todo mês para cada família e fazer uma grande festa em cada feriado.

     O povo ouvia, ouvia, ouvia - eram muitas promessas e muitas estórias sobre o que fazer. Mas nenhum candidato a prefeito desta cidade tinha coragem de explicar porque estava faltando água e nem porque a água que chegava nas torneiras de suas casas era tão ruim.

     O povo também não entendia! Pois, com empregos, como fariam para se refrescar após o trabalho? Com estradas como fariam para receber seus amigos visitantes sem água farta? Como dinheiro e festas como fariam para usar sabonetes e perfumes e então se enamorar? E, tampouco ainda, queriam ir pra um hospital por causa da água ruim e assim ficarem mais tristes!

     Os candidatos para prefeitos da cidade triste porque estavam sem água - falavam, falavam e falavam - mas as pessoas não aplaudiam mais, não brandavam suas bandeiras coloridas, não sorriam e não usavam sabonetes.... e eles, os políticos, continuavam a gritar suas sobre suas obras, suas estradas e seus hospitais.

     As pessoas ouviam músicas, artistas cantando e recebiam camisas com a foto dos candidatos antes das eleições, mas não sorriam.
     Assim, naquela eleição um fato curioso aconteceu: Uma senhora bem velhinha e que tinha sua casa bem pertinho do rio resolveu se candidatar para cuidar da cidade que todos queriam, mas não sabiam que queriam. Ela, esta senhora, morava numa casa de árvores e tinha dois sapos (Golden Mantella), três lagartixas (Geckos), um tamanduá (Myrmeco) e um ouriço (Coendou villosus) ia todas as noites por ali. Era uma senhora muito muito simples, mas não aguentava mais o cheiro ruim do rio e todos os dias via os peixes morrendo e a água secando.

     Ao invés de uma festa e músicas tocando, camisetas com foto e promessas de novos hospitais, a senhora velhina foi de casa em casa, a pé, como era uma pessoa do povo e gostava de todos, mesmo sem conhecê-los pois só vivia no rio, batia a cada porta e dizia que era candidata a prefeitura e apenas ia cuidar da água - para que chegasse farta e boa onde tinha o emprego, para que não destruísse as estradas, para que a água fosse tão boa que todos podiam bebe-la na beira do rio e as crianças não precisassem de hospitais. Queria que a água do rio aumentasse e ia cuidar das árvores para que existisse a chuva, ia cuidar do solo porque ele não poderia ir morar no rio, ia cuidar das casas pois não podiam ser levadas pela chuva.

     Os candidatos ricos não se importaram com a candidatura da velhinha do rio, e até riam dela caminhando no sol, cansada e batendo de porta em porta. Riram tanto que contaram para seus filhos, e seus filhos contaram na escola, que contaram para seus professores.

     Mas os vizinhos da velhinha que moravam perto do rio também foram a cidade e começaram a ir nas portas das casas, foram até os plantadores de alimentos, que foram até os hospitais e explicaram para os médicos que a água estava pouca, que o alimento não era puro, que foram nas portas dos professores que foram ver o rio, que então começaram a entender porque as torneiras estavam ficando escuras.

     A Eleição aconteceu e os candidatos ricos usaram seus carros caros para buscar os moradores de perto do rio, e os plantadores usaram seus cavalos para ir até a cidade, e os professores explicaram para seus filhos, que contaram aos seus colegas na escola, e os sapos coaxavam para os peixes, e os moradores do rio entenderam o que os políticos e suas festas prometiam para as pessoas, e as escolas ricas ficaram vermelhas de vergonha diante das novas perguntas dos seus filhos, e os seus filhos entendiam que nem tudo ou quase nada que seus pais contavam era verdade.

     Na eleição - todos os candidatos ricos esperavam juntos para ver quem ia na festa de quem e combinavam: se eu ganhar você cuidará da saúde e do dinheiro da saúde; o outro candidato respondia: eu sei tudo de saúde e fico feliz, mas acho que sou eu quem vai ganhar e então você vai cuidar do que quiser - o que mesmo você quer?

     Mas nem uma coisa nem outra - a festa foi no rio, toda a cidade foi visitar a velhinha do rio e dizer a ela que havia vencido e ia ser a nova prefeita da cidade e ia cuidar da água que todos tomavam e usavam. Os plantadores disseram a velhinha que iam ajudar a cuidar da água e não queriam dinheiro - apenas poder plantar e colher - os professores disseram que iam ensinar nas suas aulas sobre a água; os filhos disseram que iam querer brincar no rio; os moradores do rio disseram que iam naquele mesmo dia começar a produzir muitas mudas das novas árvores..... e a velhinha do rio beijou cada um dos sapos e agredeceu a todos da pequena floresta perto do rio.

    Os candidatos de sempre, os ricos - tiveram cada um deles um único voto - e marcaram uma reunião para combinar um plano para a velhinha do rio não conseguir cuidar da água. Não acreditavam que a velhinha ia conseguir, pois eles é que sabiam ser políticos e administradores. Mas também não conseguiam mais explicar para os seus filhos sobre a prefeitura da cidade e sobre o que erão seus projetos, nem para os professores, nem para os plantadores, nem para as crianças.


N   o    T     a     S:

- Essa postagem tem referência técnica na Constituição Federal do Brasil, de 1988, que é a Lei maior para nosso país. Ela considera o Município como um ente federativo, com autonomia para planejamento e gerenciamento de pautas em escala local (a cidade) em temas como o Meio Ambiente.

- Defende-se uma linha de pesquisa pautada nos municípios como áreas de planejamento hidrogepolítico - projetos iniciados em 1998; Um dos objetivos do Instituto Projetos Ambientais é estabelecer e integrar equipes de planejamento - sem custos a população - para projetos ambientais locais - em municípios (cidades) - especialmente na Gestão dos Recursos Hídricos.


----------------------------------------------------------------------------- Epílogo

E como ficou a estória da Prefeitura Ambiental?

A velhinha do rio foi eleita para a prefeitura da cidade e os candidatos ricos não acreditaram que as pessoas iam conseguir planejar e gerenciar o uso da água. Pois mesmo acreditavam que as pessoas não precisassem de água - acreditavam que as pessoas só precisavam mesmo era de um grande hospital, de estradas e de dinheiro.

Os políticos que perderam descobriram que aqueles que iam nas suas festas e os aplaudiam aceitavam camisetas e festas; mas precisavam mesmo era de 'águas' com fartura e de boa qualidade e, que, longe deles até votavam mas riam de tudo que eles não faziam - e seus filhos riam dos seus filhos; então os políticos ricos voltaram para a escola para aprender sobre meio ambiente e como proteger a água - diga-se por escola, também, a beira do rio, a falta de chuvas e as mudanças climáticas.

A velhinha apenas fez os políticos ricos assinarem o projeto de cuidar da água, como o primeiro lugar, se não iam pagar pelo crime. E todos os usuários da água e as crianças escreveram juntos o projeto ambiental para as águas da cidade.

A velhinha colocou a primeira etapa do projeto em prática:

- Cada técnico e profissional da prefeitura poderia encaminhar uma proposta de como cuidar das águas - as secretarias de educação, saúde, cultura, obras, planejamento, agricultura - todas elas enviaram projetos que nasciam dos seus conhecimentos técnicos e da sua defesa pela cidade - muitos profissionais, quase todos eles enviaram projetos. A velhinha estudou muitos e muitos dias todos os projetos e escolheu alguns para serem primeiros. Os funcionários das secretarias da prefeitura da cidade ganharam dias na semana para desenvolverem suas ideias e seus projetos para cuidar das águas.

Em muito pouco tempo todos os funcionários da prefeitura estavam trabalhando com aquilo que realmente sabiam, queriam e Acreditavam - e nunca mais a cidade teve problemas com água. As pessoas compraram sabonetes, e muitos perfumes saíram de tantas novas árvores que foram plantadas na cidade.

As crianças e os filhos dos filhos dos candidatos já podiam brincar no rio.
E aprenderam o mais importante: a ter do que sorrir!

-------------------------------------------------------------------------------------------
Ass: Prefeitura Ambiental
Onde fica? Rua dos Patriotas, todos os números

Nenhum comentário:

Postar um comentário