instituto projetos ambientais, em revista

Notícia: Acidente ambiental da Hungria é reconhecido como 'muito grave'


                                           Foto: Folha.com, 09/10/10

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, qualificou neste sábado de "muito grave" a situação na represa do reservatório industrial da fábrica de alumínio em Ajka - cujo vazamento espalhou uma maré de lama vermelha tóxica que matou ao menos sete e chegou ao rio Danúbio. É o que cita o Jornal Folha de São Paulo e os principais veículos de mídia.
"A situação é muito grave. Não queremos criar grandes esperanças", resumiu Orbán, em uma improvisada entrevista coletiva na localidade de Ajka, 160 km de Budapeste.
Ao menos 800 habitantes do povoado de Kolontár - o mais afetado pela avalanche tóxica, que é o resultado do refino da bauxita, carregada de metais pesados - foram evacuados para Ajka diante do mal estado de conservação da represa e os riscos de novos acidentes.

O primeiro-ministro indicou que, "no pior dos casos", se a represa de fato sofrer uma nova ruptura, poderia haver um vazamento de cerca de 500 mil litros de lama vermelha, que tem esta cor pela alta concentração de óxido de ferro, mas que carrega ainda arsênio, silício e metais pesados.
O vazamento de 700 mil metros cúbicos já inundou cerca de 40 quilômetros quadrados do sudoeste da Hungria, deixou sete mortos e 150 feridos. Autoridades disseram ontem, contudo, que a concentração de metais pesados no rio Danúbio, atingido na véspera pela lama tóxica, caiu para um nível que não compromete o consumo de sua água -- diante dos temores de que a lama contaminasse o segundo maior rio do continente.

Ainda não se sabe o que causou o vazamento, mas meteorologistas disseram que chuvas de verão pela Europa foram 200% acima do normal, o que poderia ter enfraquecido o reservatório (Jornal Folha de São Paulo, 09/10/10).
Notas:

Quando profissionais do meio ambiente, de forma cautelosa e preocupada, se posicionam sobre a instalação de uma nova indústria em determinada cidade brasileira - - logo vão rotulando "é ambientalista"; são os "ecochatos" -- Não é de extremismos que vivem os ambientalistas. Aliás vamos preparar uma matéria sobre essa denominação preconceituosa a respeito dos  "ambientalistas".

Os profissionais em meio ambiente, estudam e se especializam em questões ambientais, colocando as populações (vidas) no centro destas preocupações - - com o objetivo maior de proteção. Quando se tem perdas civis, qual a explicação? Quanto vale o irreparável dano em desfavor de vidas?

Quando se branda sem aceitar argumentações uma nova indústria ou se aceita sem juízo de valor a impunidade ambiental - se pode estar colando em risco um colapso maior, que qualquer que fosse a geração de empregos ou subserviência política não justificariam. Além dos custos e complexidades em se recuperar áreas impactadas.

Por isso, entender, aceitar e desenvolver um projeto de sustentabilidade se faz uma das causas mais emergentes no nosso país e no planeta. ----- oportunamente um conceito: planejamento vem antes da gestão ambiental.

A máxima 'prevenir é melhor que remediar' nunca esteve tão atual na questão ambiental.
Ajude a divulgar a importância dos projetos ambientais para as empresas e urgência de uma agenda ambiental para as cidades, regiões e estados.

PS: Não deixe de denunciar crimes ambientais e a destruição das florestas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário