instituto projetos ambientais, em revista

Exemplo de um Projeto Teórico - Em Direito Ambiental

Título do projeto: ANÁLISE HISTÓRICA E TENDÊNCIAS SOBRE A GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E INSTRUMENTOS PRESCRITOS NO DIREITO BRASILEIRO

O caso de este projeto culminou em êxito pela disciplina e rigor dos bacharéis em direito que o desenvolveram. O resultado final foi bem interessante, para uma leitura teórica discutida, envolvendo a questão 'do princípio da precaução - prevenção', dentro de uma análise histórica e instrumentos pertinentes a tutela dos recursos hídricos, chegando ao debate sobre alguns pontos em educação.

Neste situação faço comentários e cito o resumo do trabalho, para obtenção do texto na íntegra entrar em contato com autores.

COMENTÁRIO
Em projetos teóricos é difícil, às vezes, expressar a criativade da pesquisa, a inovação, e vê-se temas embaralhados, às vezes destoantes, repetidos então. Vale citar que a pesquisa é a produção de conhecimento, sobre, junto à ciência, extensionando-a, ampliando-a, respondendo-a. A ciência, sua difusão e aprendizado é determinado em divisões. Vale a pena estudar a história sobre o conhecimento e suas linhas - como as grandes áres do conhecimento e sub-divisões. Ciências Exatas, Biológicas, Humanas e vir 'indo' até as disciplinas que compõe o curso de graduação/ de sua formação. Penso, quando se faz um mestrado se exercita sobre a organização e sistematização de um pensamento científico, como alinhar objetivos e metodologia para responder a uma hipótese. Mas quando se faz um doutoramento se deve pensar ao longo dos quatros anos de pesquisa em culminar um projeto que seja representativo de Linhas de Pesquisa. Ou seja, a partir daqui para onde vou em função de embrionar novos estudos (a partir deste). Linha de Pesquisa tem nome e também deve ter sintonia com grupos onde situa-se, como parte de um mosaico, derivada do ensino de graduação e naturalmente das disciplinas em que se atua.

No caso teórico, existem facetas diversas a serem exploradas - mas em se tendo em mente e em consciência - 'se sou pesquisador'?. Nem todo professor é pesquisador e nem todo pesquisador é professor. Ás vezes ambos, outros caso nem um nem outro. Isto vale para a confecção de projetos ou a que papel assumir em uma equipe de estudos para projetos.

O Direito Ambiental é uma nova ciência ou ainda tida por transversal sem métodos próprios mas é ciência ou ramo de ciência, e assim, como inúmeros nichos de pensamento. Bem veja o resumo e leia o projeto se puder.

Vê se muito nos resultados acadêmicos do Direito o formato 'comparado' ou mesmo releituras de textos legais.
Incorporar elementos de planejamento e gerenciamento ambiental pode ser interessante para pesquisadores do Direito Ambiental.

RESUMO do projeto acima intitulado
O desenvolvimento desta pesquisa refere-se à construção de uma discussão sobre a importância quanto à preservação e proteção das águas em interface com os instrumentos vigentes dentro do Direito Brasileiro. Trata-se de uma pesquisa que analisou a evolução da problemática da utilização múltipla das águas e instrumentos da doutrina jurídica que possam intervir na preservação e recuperação de sua disponibilidade adequada, discutindo também aspectos sobre a prevenção – tópico pouco difundido para a realidade brasileira. O resultado final deste estudo refere-se ao projeto de conclusão do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior, relacionando aos aspectos conclusivos, a importância da educação e do arcabouço jurídico, dentro do processo de organização e de proteção dos recursos ambientais, com ênfase para a gestão das águas.

Palavras-chave: Recursos Hídricos, Direito Brasileiro, Gestão Ambiental, Arcabouço Jurídico, Poluição Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.

Autores: Kênio Silva Alves; Maria José Resende dos Santos Anjo
Orientador: Prof. Rogério Stacciarini
Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior - AB Consultores Associados

Um comentário:

  1. PROJETOS TEÓRICOS

    Linguagens de programação ou análise tecno-teórica da gestão ambiental. Ou, a 'Dimensão dos paradigmas ambientais pré Revolução Industrial' ou 'Análise do discurso em meio ambiente nas décadas 60-70 pela dimensão dos efeitos do militarismo'. Perfeitamente viável.

    Projetos teóricos. Menos importantes? Não creio. Pesquisa e estudo tem sempre o mesmo grau de importância.

    Na verdade 'o homem dominou o mundo antes de dominar a si mesmo'. Isto se reflete numa ânsia do inconsciente coletivo - fundamentando a ausência de ser eu para eu ser o outro.

    Estudos ambientais envolvem comportamento social, relações e conflitos de grupos, regiões e segmentos capitalistas.

    Aos pesquisadores que se enveredam por estudos teóricos, teorizar, discutir e (re) construir história ambiental. Isto também é belo.

    Naturalmente, em uma Linha de Pesquisa ou Linha Temática de Estudos.

    E registrar esta história pode ajudar a empreender soluções ambientais próximas, mais próximas de serem ambientais.

    Cada segmento da ciência tem métodos próprios e linguagem de expressão técnica. Isto deve ser contemplado e pensado. Para quem trata do meio ambiente, o pensar em linguagens e métodos de ramos científicos distintos pode ser útil, já que a ciência ambiental é transversal às demais.

    ResponderExcluir