instituto projetos ambientais, em revista

Projeto FNMA - Gestão de Recursos Hídricos na APA Cabreúva-SP

Este projeto - habilitado para o Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNMA - e consequência dos trabalhos na escola técnica de Jundiaí - foi uma das coisas mais trabalhosas e ao mesmo tempo mais gratifiantes. O projeto não levou a grana mais ter sido habiltido nas duas chamadas do Edital foi um prêmio. Sabedores que fomos que teríamos mérito para os R$ 500.000 da categoria.

Título inicial: PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL– APA CABREÚVA, ESTADO DE SÃO PAULO.

Para leigos vale a pena saber: O FNMA como uma das melhores coisas para o meio ambiente criou um ambiente com o nome 'Faça Projeto' - um software que pode ser baixado da página: www.mma.gov.br/fnma.

Para entende melhor se deve manipular este programa - que é quase fácil e bastante interessante. O programa tem itens enumerados por pontos vermelhos que a medida são preenchidos vão ficando em verde. Também tem um auxílio de lista de pendências.

São duas categorias de projetos do FNMA: demanda espontânea e demanda induzida.

Neste caso Edital 02/2005 - Recuperação de Nascentes - condição o envolvimento de órgãos relacionados: a Pós-Graduação do Ceeteps; A Prefeitura Municipal de Cabreúva; Conselho Gestor da APA e o Consórcio Intermunicipal de Recursos Hídricos ( que acabou ficando como proponente do projeto - indo ao título final).

Aqui vale destacar a importância em aglutinar no projeto grupos intervenientes e suas representações para os recursos hídricos. O Ceeteps - e representado por dois professores, visou orientar a redação do projeto e uma roupagem mais técnico-científica.

Foram tópicos do projeto:
- Apresentação - integrando pontos do edital, o papel do FNMA, a SRH/MMA, ANA objetivos da chamada no Edital;
- Condições para enquadramento de projeto nas chamadas/
- Princípios a serem observados: participação social; cooperação institucional; incorporação do saber local; replicabilidade; regularidade.

Existiam alguns aspectos obrigatórios a serem contemplados
- da instituição proponente e parceiras
- do projeto

Eventos de intercâmbio - idas a Brasília e a serem previstas em orçamento

Um tópico importante
PRODUTOS E RESULTADOS ESPERADOS

Uso dos recursos financeiros - com despesas financiáveis e recursos de contra-partida

Habilitação da instituição proponente - com documentação comprobatória.

Nota: neste caso de projeto para o fundo recomenda-se ler os editais anteriores e atuais - para instiuições com interesse como ONGs e outras terem suas documetnações em ordem.
Existe o CNEA - Conselho Nacional de Entidades Ambientalistas - alguns casos se deve ter o cadastro neste órgão por pelo menos dois anos.

Várias bibliografias e estudos foram norteados e estudados - pautadas pesquisas diversas e conceituações, mapas da área, para a finalidade de alimentar o programa 'Faça Projeto'.

Vale a pena investir nesta categoria e buscar recursos reais e legítimos para projetos. Boa Sorte!

Um comentário:

  1. Fiquem atentos, os últimos editais do FNMA foram de 2006. Pensa-se que logo logo outros editais devem sair.

    Enquanto isso, mande projeto por Demanda Espontânea.

    Treine hoje o 'Faça Projeto' - aquele software do FNMA - Baixe o programa.

    ResponderExcluir