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Etapas de um Projeto Ambiental Acadêmico - Científico

São etapas de um projeto ambiental acadêmico:

- Escolher um tema de estudo: Recursos Hídricos, Tratamento de águas, Tratamento de efluentes, Resíduos sólidos, Legislação Ambiental, Planejamento Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Produção mais limpa na empresa, Gerenciamento de áreas contaminadas - são alguns. Vale esclarecer que, por exemplo, sobre Recursos Hídricos haverá uma infinidade de sub-temas e alvos ainda mais específicos. A escolha do tema deve atender ao perfil profissional desejado.
- Problematizar - usualmente perguntas como: Políticas de gestão ambiental são possíveis ou existentes para o Município X? A qualidade da água neste trecho de Bacia Hidrográfica corresponde a que enquadramento pela Resolução Conama 357/2005? Os resíduos do serviço de saúde do hospital Y são descartados sem nenhum controle? É viável e implementável a adequação para os 20% de reserva legal na região leste do Município H concordante com a hidrografia - Trecho BH? Algumas perguntas gerais. Podendo ser mais científicas como, por exemplo: As remoções de nitrogênio e fosfóro podem atingir valores acima de 50% em sistemas com geometria relação 3:1 (comprimento: largura) se adequadas ao uso de Taboas (espécie ...)?; Camadas de areia em sistemas de filtração lenta com uso de mantas sintéticas não tecidas, não diferem entre si às espessuras de 60 e 80 cm, na remoção de teores de Fe e Mn, com taxa de filtração igual a 12 m3/m2.dia? Indo assim a construção da hipótese - Hipotetizar - neste caso parte-se para afirmações que se deseja provar ao final da pesquisa.
- Hipotetizar - afirmar na busca de sua negação ou não. "A duração de uma carreira de filtração é influenciada pelos teores de sólidos suspensos em sistemas cilindricos de tratamento de águas, reduzindo em até 45% seu tempo de operação".
"O uso de sistemas de informações geográficas aliado a um plano de monitoramento da qualidade da água, associação a instrumentos e atores sociais municipais de planejamento ambiental e critérios de controle ambiental, pode resultar na simulação de uma proposta de gestão para a qualidade hídrica". "o reúso de água classificada em Classe 3 - Conama 357, é viável para irrigação de culturas após tratamento por FIMEs, em quatro etapas: decantador primário, filtração em sistema de fluxo ascendente, sistemas de Wetlands, e passagem por filtro lento, em condições experimentais controladas no período de estiagem." Ou seja algumas afirmaçõs bem genéricas que pode inspirar para definições de hipóteses melhor delineadas.
- Construção do Objetivo: O objetivo deve ser claro e representativo do universo de estudo. Quando se conclui se está respondendo ao objetivo - que pode ser geral ou específicos. Ele é o texto da resposta passível de ser encontrada; respondida ao longo da pesquisa, detectado em consonância com a redação das conclusões ou das considerações finais.
- Procedimentos metodológicos: definir claramente o objetivo de estudo - se é a água ou o sistema de filtração. Quem é o centro do estudo? definido na hipótese? Algumas etapas são determinantes, de acordo com a Estatística Experimental: Unidade ou parcela (o que se vai testar); os tratamentos (o que está em comparação na definição do que se vai testar); variável em análise (o que e como será medido, nos testes de 'operação' da parcela e para os tratamento em comparação). Exemplo: teste da eficência do tratamento com aplicação de flúor e apenas uso de pasta dental nova na prevenção de cáries - Unidade experimental: pessoas do sexo masculino e/ou feminino em faixa etária x - unidades mais próximas possíveis; tratamentos: pasta dental nova e pasta dental convencional com aplicação conjunta de flúor; Variável em análise: surgimento de cáries e suas devidas indentificações e formas de diagnose/métodos. Outro exemplo clássico: Rações na engorda de animais x. Unidade experimental: animais; Tratamentos: Ração A, Ração B e Ração C; Variável em análise: ganho de peso medido pela diferença inicial e final em 30 dias de teste. Um exercício: a) Deseja-se comparar espécies florestais Pinus e Eucaliptos em sistemas construtivos, por resistência a forças aplicadas. Use a criatividade e escreva uma hipótese, objetivo e delineamento experimental. Lembre-se que numa floresta não se testa por meio de uma única árvore, entra a idéia da repetição. Repetições e casualização são temas importantes na experimentação. Pesquise conjutamente sobre.

São algumas dicas e introdução a Estatística Experimental - Veja mais sobre outros projetos na seqüência.

Referências

COSTA NETO, P. L. O. Estatística. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 1977. 264 p.

PIMENTEL GOMES, F. Curso de Estatística Experimental. Piracicaba-SP: ESALQ/USP, 1985.

RODRIGUES, W. C. Estatística Ambiental. In: www.ebras.bio.br/autor/artigos/estat_ambiental.pdf. Acesso em 24 de Agosto de 2007.

SAS Institute. SAS/Stat user’s guide: statistics. 7a Ed. Cary, NC. 943 p. 1997.

VIEIRA, S.; HOFFMANN, R. Estatística Experimental. Editora Atlas, São Paulo-SP, 1.989.

Nota: Desenvolver um Mestrado, ou pesquisa acadêmica e científica - é base para qualquer outro projeto - ajuda e muito! Projetos são projetos - e a liberdade em buscar repostas, e como isso se dá textualmente, estruturalmente e metodologicamente. O uso de elementos acadêmicos e científicos pode estar em EIAs, em processos de Diagnose - aproximando sempre o real aos critérios e definições técnico-científicas.

2 comentários:

  1. Hoje existem Mestrados em duas categorias - a convencional - denominado acadêmico e uma nova versão chamada de 'Mestrado Profissional'.

    No Brasil então tem-se Cursos na Área Ambiental:

    *Pós-Médio: Técnico - Normalmente em 1 ano e meio - três semestres. Cada semestre equivale a uma habilitação sendo a última a de Técnico. São Cursos: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Gestão Ambiental, Técnico em Recursos Hídricos.

    *Tecnólogo - equivale a uma graduação - cursos de dois a três anos - tem sido o forte dos Centros Federais de Educação Tecnológica - Cefets. São cursos: Tecnólgo em Meio Ambiente; Tecnólogo em Gestão Ambiental; Tecnólogo em Turismo e Meio Ambiente.

    *Graduação: 5 anos. Engenharia Ambiental; Engenharia Sanitária e Ambiental; Engenharia Agrícola e Ambiental.

    *Mestrado - 2 a 4 anos. Variam as designações de titulações e estão distribuídas de acordo com a estutura de cada programa. O tema ambiental com objeto de estudo está em várias Faculdade e Institutos de Universidades.

    *Doutorado - 4 a 6 anos. O comentário vale o mesmo do mestrado.

    *Pós-Doutorado - 1 ano. Ainda é categoria nova - de certa forma, e a expedição de diplomas e certificações está em processo no Brasil.

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  2. ESCREVENDO O PROJETO - SUGESTÃO 1

    Não pense a princípio na Introdução e seu texto. Este tópico decorre da sua visão e não deve ser um mini-capítulo de revisão de literatura. Até acho que algumas poucas citações podem incrementar mas vejo pesquisadores dizer que para isso já tem um capítulo próprio.

    Pense sim no Objetivo - escreva inicialmente apenas - Objetivo(s) e Resultados Esperados. É quase a mesma coisa. Espera-se alcançar reposta para o objetivo não é mesmo?

    Todos são unânimes sobre clareza no objetivo.
    Definido, o que mesmo você deseja alcançar com sua pesquisa ou projeto.
    - 'Mensurar os níveis de poluição do Rio tal'. Ora então postule o objetivo. A pesquisa tem uma área de estudo e tem um tempo de estudo, que podem já virem neste objetivo.

    O pensamento é imenso, incialmente deseja-se pesquisar uma enormidade de coisas onde se vê objetivos amplos e que frustam o leitor ao longo do trabalho.

    - Seja conciso:
    "O presente projeto de pesquisa tem por objetivo construir um diagnóstico da qualidade da água no trecho da bacia hidrográfica do Rio Atiabaia concordante com os limites do Município de Campinas-SP, no período de 2007 a 2009"
    Pode ser um Objetivo Geral.

    Específicos - exemplos
    - Um objetivo sobre a periodicidade melhor explicada - semanal, mensal. Ou
    - Sobre os parâmetros de qualidade a serem identificados;
    - Um objetivo pode também ser a qualidade resposta e critérios de interpretação. (Caminha-se para um projeto melhor elaborado);
    - Uso de ferramentas de informação geográfica e métodos de avaliação multiobjetivo. (Veja que as propostas para objetivos vão se tornando mais que um simples diagnóstico, mas indo à sua interpretação)

    O foco foi qualidade mas poderia ser quantidade:
    "O presente projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver um estudo sobre o comportamento fluviométrico do trecho da bacia hidrográfica do Rio Atibaia concordante com os limites do Município de Campinas-SP". (Bastante geral)

    - Mas veja que está claro o básico: a água como objetivo de estudo e seus volumes de fluxo - vazões. Na área tal. Deseja-se estudar o comportamento da vazão no Rio Atibaia, mais ainda em uma delimitação municipal. (Sugestiona-se ao entendimento, está implicíto que os efeitos dessa área podem ter influência sobre a vazão).

    Para este estudo de vazão como poderiam ser Obejtivos Específicos?
    - Interpretar o estudo da vazão fluviométrica a ser medida no período tal com resultados de métodos de transformação de chuva em vazão para efeitos de modelagem matemática. (Uma sugestão para discussão com o orientador - um princípio de interlocução).

    Aqui cabe um parentêse enfático:
    'Não se faz pesquisa só, a pesquisa não deve ser solitária'

    O desenvolvimento do objetivo é discutido e endossado pelo orientador da pesquisa e sua linha de estudo.
    O candidato a um programa de Pós Sricto Sensu apresenta uma proposta ou ao longo de curso em disciplinas como estudante especial, se aproxima dos projetos do orientador. Veja o currículo Lattes de professores e estrutura dos cursos em instituições. Isto ajuda a nortear o projeto e seus objetivos.

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