instituto projetos ambientais, em revista

A odisséia do consumo - o quão difícil é consumir bem, e, a sustentabilidade como conceito emergente nas relações de compra

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho". (Clarice Lispector)

Sustentabilidade é a palavra e o desafio do século XXI. Perdão, palavra não, conceito, uma forma de viver, um velho novo paradigma. Sustentabilidade é um conceito, um modelo ou mesmo algum saber interior mais natural em si, quanto à forma de existência dos seres humanos. Daqui para frente, governos, empresas e cidadãos terão que se dedicar a pensar em estratégias sustentáveis, que irão englobar além do aspecto ambiental, também questões sociais, econômicas, políticas e culturais.
Consumir é bom, nascemos nessa cultura de consumo ou nos integramos a ela de alguma forma, por falta de oportunidade de outros modelos de existência ou, pelos efeitos da globalização e da tecnologia, das cadeias resultantes de uma forma de vida atrelada ao ato de consumir - como satisfação básica e mesmo status de poder. O consumo é necessário, alimenta empregos, novos empresários, serviços, enfim, é intrínseco a existência da maioria das pessoas.

O objetivo dessa matéria e relacionar algumas características visando melhorar relações em projetos com o meio ambiente, como para seus propositores e mesmo às pessoas como indíviduos - consumir e existir com menos agressão aos recursos naturais, já que os estoques se mostram limitados e outras pessoas também deverão usá-los no futuro.

Partimos de uma leitura de um livro espanhol "La Tierra, nuestro hogar - Guía de Consumo Sostenible" de Maria Antonia Garcìa, FUHEM, 2006. A primeira foto da postagem também é da Espanha, cliclada no mesmo ano, em Barcelona.

Segundo a autora um Consumo Sustentável é.......................
meios pelos quais cidadãos podem promover o Consumo Sustentável, viver a sustentabilidade:

- Desfrutar da natureza de forma respeitosa e cuidar de animais e plantas;
- Economizar água e energia em seu cotidiano;
- Para trajetos curtos utilizar o transporte público, a bicicleta ou ir caminhando;
- Promover em seu trabalho iniciativas para a reciclagem de papel, toner, aparatos de informática e economia de água e energia;
- Prestar atenção as etiquetas ao comprar produtos produtos - preferir aqueles com certificação ecológica, certificação de eficiência energética e de comércio justo;
- Evitar comprar produtos muito elaborados; preferir os naturais e os produzidos localmente. Inclusive em sua dieta - usar alimentos procedentes da agricultura ecológica certificada;
- Por em prática a o conceito: reduzir, reciclar e reutilizar.

O consumo em si não é tido como mal. Disso depende o crescimento econômicos dos países. O que converte o consumo em insustentável é o modo com que se o promove, diz a autora do Guìa Espanhol referência nesta matéria.

Na verdade, o ideal é se avançar nas formas de auto-produção. Isso é o mais importante para condições tropicais como a nossa. Auto-produção mesmo. Consumir o que se consegue produzir, e produzir o que se vai consumir. Como exemplo de ter o quintal e plantar verduras, ou obtê-las no mais próximo e natural de onde se habita;  desenvolver tarefas para você o quanto mais for possível, ou não adotar um modelo em que se dependa sempre de outros para servir aos seu desejos. Na verdade, isso é o mais fácil, não necessariamente o mais ecológico.

O Consumo Sustentável exige pautas de consumo mais racionais e responsáveis, a adoção de uma gestão econômica eficiente e sustentável dos recursos naturais e dos modos de produção e consumo e uma reformulação do que se entende em geral por qualidade de vida. Não é algo totalmente novo. Povos mais remotos e mesmo socialistas utópicos já falaram de consumos sustentáveis. É prioritário, portanto, desenvolver estes valores e adaptá-los a novas condições, com a criação de um novo estilo de vida, uma nova cultura para um modelo de desenvolvimento diferente, melhor, mais agradável e com maior projeção do futuro.

O consumidor pode ser um potencial agente de mudança no paradigma de consumo. Mediante o ato da compra ou das relações de trabalho e serviços, pode influenciar na modificação das condutas de empresas "divulgando" os produtos que oferecem garantias de respeito a normas sociais e ambientais, ou, "rejeitando" os produtos que não as cumprem. Também podem adotar hábitos de economia, reciclagem e um estilo de vida mais saudável e respeitoso com o meio ambiente.

O termo Consumo Sustentável tem sua origem no conceito de Desenvolvimento Sustentável e faz referência ao uso dos bens e serviços que responda as necessidades básicas e proporcione uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que minimize o uso de recursos naturais, materiais tóxicos e emissões de desperdícios e contaminantes no ciclo de vida dos produtos, de tal maneira que não se coloque em risco as necessidades de futuras gerações (Ministério de Meio Ambiente da Noruega, 1994 apud García, 2006).

"Somente uma quarta parte dos habitantes do planeta - em torno de 1.700 milhões de pessoas, formam parate da chamada sociedade de consumo. Embora o nível aquisitivo e de riqueza tenha variações de um lugar para outro, por regra geral, as marcas de identidade de um membro da classe consumidora é ser usuário de carro, televisor e telefone móvel. Pelo outro lado da moeda, compõem 2.800 milhões de pessoas que carecem dos ingressos minímos para satisfazer suas necessidades básicas (Banco Mundial apud García, 2006). Mais da metade da classe consumidora mundial se reparte entre Estados Unidos, Europa e Japão, e o resto em países em via de desenvolvimento. A febre consumista está crescendo com força sobre toda a China e Índia, onde se está emergindo uma nova burguesia rica que imita os costumes consumistas ocidentais, que são percebidos como sinônimo de bem estar, progresso e um status social de privilégio. Como consequencia, aumentam progressivamente a pressão sobre os recursos naturais e energéticos e os problemas de contaminação e deterioração ambiental. Por exemplo, em 2002 havia 10 milhões de carros na China. Ao ritmo de crescimento atual esta sifra aumentará a 150 milhões de carros até 2015, com graves consequencias a respeito do esgotamento das reservas de petróleo e aquecimento global do planeta."

"A mudança para um modelo de produção e consumo sustentável se enfrenta em primeiro lugar com um dilemna ético. Moralmente os países mais industrializados não podem por limites ao crescimento dos países em desenvolvimento enquanto não estão dispostos a revisar, em primeiro lugar, seu próprio modelo insustentável de produção e consumo. Ao mesmo tempo, devem potenciar o crescimento sustentável dos países em desenvolvimento por meio de investimentos, transferência de tecnologia e educação e formação. De outro modo, os avanços que alcançam os países ricos se verão anulados pelo forte crescimento do consumo nos países em desenvolvimento."

García (2006) ainda confronta: "Esse tipo de consumo confunde as pessoas com as coisas, diante de si mesmo e frente aos demais. 'Tanto compras, tanto mais poderoso', parece ser o lema. A publicidade e determinadas práticas econômicas como a engenhosa facilidade de cartões de créditos, fomentam a esse consumo exacerbado." "Não somos os senhores da natureza, senão seus hóspedes, e temos que desenvolver um novo paradigma para o desenvolvimento.... comprometido com os limites da própria natureza, não com os limites da tecnologia e do consumismo (Mikhail S. Gorbachev apud García, 2006)."
Neste ano de 2010, um incremento altamente popular e dotado de uma linguaguem Universal dá o tom - o futebol. Mais uma copa do mundo de futebol: hora de trocar a televisão - plana, enorme, só para ver a copa da África. Melhor seria para ver a África e suas competições de existência, onde consumir pode ser tornar uma culpa para os mais observadores. Nesta linguagem, a última foto da postagem remete ao universo brasileiro - todos os dias folhetos e mais folhetos de propagandas na porta de casa, insistindo numa telivisão nova. É difícil resistir a este modelo de imposição até mesmo para os mais culturados. A massa está toda de televisão nova. Outros não, estão mesmo pensando numa moradia e não depender do sistema imobiliário. Aliás, uma das formas de consumo mais abusivas - "o consumo do solo exposto" - tornamos o solo exposto retirando sua vegetação e depois ele se torna moeda de troca nas relações de habitação e de fixar as pessoas, já que os nomâdes do passado viraram transeuntes. Numa pausa do futebol como consumo de massa, podemos sugerir alguns hemisférios de consumo sustentável:
- Incrementar a dieta com frutas, verduras e legumes locais;
- Incrementar a dieta com mais consumo de peixes e poupar o consum diário de carne vermelha;
- O automóvel diário para uma só pessoa e a logística de uso constante do veículo ser repensada;
- Valorizar produtos produzidos por você mesmo ou pelas pessoas do seu local;
- Desenvolver uma nova relação com a água, começando pelo hábito de toma-la várias vezes ao dia;

Adotar hábitos de consumo mais sustentável não significa diminuir a qualidade de vida, pelo contrário, aumenta nosso bem estar, melhora nossa saúde, contribui para um relação mais harmoniosa com o nosso entorno e com o planeta e gerações futuras.

Pontos práticos (García, 2006):
- Todos somos natureza;
- Pense no bem estar em termos de qualidade, não em quantidade de consumo;
- Mantenha-se informado (a) sobre os temas ambientais. E exiga informações quando necessário- a Administração está obrigada a proporcioná-la;
- O efeito de comportamentos podem garantir um desenvolvimento mais limpo;
- Se perceber uma má conduta ambiental não guarde isso só para você, existem leis e direitos;

A questão de um comércio justo - um reduzido número de corporações internacionais controlam grande parte do mercado mundial de produtos, bens, fontes de energia e propriedade intelectual sobre as formas de vida e conhecimento. Muitas delas adotam práticas comerciais depredadoras de recursos naturais e em condições de abuso dos direitos humanos contribuindo assim, de maneira decisiva para que o atual sistema de produção e consumo seja insustentável.

A mera liberação dos mercados não é suficiente para um novo modelo de desenvolvimento. O livre comérico deve ter como limite o respeito aos direitos humanos, aos direitos sociais dos trabalhadores e o respeito ao meio ambiente. A lacuna de desigualdade Norte-Sul requer assim, fomento às mudanças estruturais das economias dos países pobres, a necessária e tantas vezes postegarda transferência de tecnologia, e financiamento de educação e formação, o apoio à construção de estados fortes, indo ao cumprimento de normativas sociais e ambientais, tanto por parte do governo como de empresas e fomento a uma exigência de uso mais sustentável dos recursos do planeta.

Com o objetivo de promover relações comerciais mais justas e sustentáveis começou a se desenvolver a quatro décadas o chamado "comércio alternativo" ou "comércio justo".
O paradigma de desenvolvimento dominante segue sendo o do do crescimento quantitativo baseado em indicadores de crescimento de produção e consumo. Não é difícil de entender, para o caso de alunos universitários e professores então, elucidar estes pontos da economia de consumo.
O êxito econômico de um país sobretudo é medido com base em indicadores como o PIB - que não reflete custos sociais e ambientais do modelo de produção. Economia e meio ambiente não devem continuar sendo compartimentos enfrentados - o progresso de uma sociedade e uma maior qualidade de vida de seus cidadãos depende de se incorporar valores de Justiça Social, Econômica e Ambiental. Em definitivo, incorporar a dimensão ética do desenvolvimento no "discurso" de progresso.

As consequencias ambientais quase nunca se produzem no "aqui e agora", mas ao longo do tempo e do espaço, dificultanto a sua percepção. Por exemplo, quando se consome hamburgues ou lagostas de baixo preço ou se desperdiça papel, não se tem a percepção de instântanea de quantos milhões de hectares de florestas e maguezais estão sendo destruídos para se manter o ritmo atual de consumo destes produtos.

Entre os problemas mais importantes relacionados com o meio ambiente no mundo, para os espanhóis, estão a contaminação atmosférica (22.9%) e o efeito invernadero (estufa) (19%). No entanto, quantos estão dispostos a reduzir o uso de seus carros e usar o transporte público? Razões de comodidade estão além das boas intenções em contaminar menos. A preocupação por temas ambientais não se traduz sempre em resposta reais, como mudanças de hábitos, sobretudo quando isto implica nas "comodidades".

O Desenvolvimento Sustentável é um processo de mudanças dinâmico, que exige a adoção de medidas em um horizonte temporal a médio e longo prazo. Disto, devem estar conscientes os governos, e estar dispostos a começar a sacirficar um pouco dos seus interesses partidários mesmo que seus objetivos eleitorais sofram as pressões de curto prazo. Também a sociedade em seu conjunto deve estar disposta a adotar atitudes e comportamentos, mesmo que não gerem uma satifação imediata, mas romper a comodidade. Diante dos efeitos globais como mudanças climáticas parece que a responsabilidade é só de governos e empresas.  No entanto, o somatório de nossas ações individuais contribuem a criar e agravar os problemas ambientais. Mesmo, a postura da sociedade diante do cenário político e de consumo de produtos.

Assim, o discurso catastrofista também dificulta em muitos casos a sensibilização social. Alarmes apocalípticos, em muitas vezes provocam sensações que tudo o que fazemos será igual, promovendo  uma ética de carpe diem, ou então desembocam em um abandono da postura ambiental ou radicalização.

Os meios de comunicação tem importante papel a cumprir devido a enorme influência que exercem sobre a sociedade. Nos últimos tempos se pode observar como melhorou o tratamento e as precoupações ambientais, tanto em rigor como em amplitude, mas que ainda precisa evoluir ao sentido de empreas e governos nas suas respnsabilidades e atuações.

Outras formas de consumo bastante reponsáveis pelo modelo de adquirir coisas são os veículos de comunicação em massa. Consumimos todos os dias relações causais de morbidade na televisão aberta, sem escolha do que é o pensamento crítico. Mesmo os modelos televisivos estão cada vez mais formatados: compra-se um molde de fora e os atores interpretam um mecanismo sem questioná-lo, pela própria oportunidade de ganhar para consumir também. Esse é um ponto crucial - o que consumir na televisão, ante a imponderável descoberta do outro, dos outros, o que seria muito melhor ao vivo que pelas massas tecnológicas. O amor e o sexo são também nichos de consumo fortes. Na virtualidade da massa ou no específico do desamor. Consumir é uma escolha contínua, termina uma decisão e logo vem outra, o que mesmo quero comprar hoje?

No processo político - se vê na mídia recentemente as trocas de tomadas (jornal televisivo de ontem 16/03), inventaram um modelo novo com um único argumento para as famílias: é mais seguro. De outro lado, lembramos dos kits primeiros-socorros OBRIGATÓRIOS e que depois foram esquecidos - gerando naquele momento um consumo e uma especulação informal enorme. Culpa das políticas de trânsito e da falta de planejamento. Como o caso das tomadas, vivemos assim no Brasil a vida toda, meu avô morreu com quase cem anos usando as tomadas simples que temos (alíás viveu um tempo até mesmo sem tomada) - agora somos OBRIGADOS  a mudar todas as tomadas de casa - que na mídia variam por unidade em preços de R$ 11,00 a R$ 25,00. E em outros setores também, especialmente nos automóveis e assessórios de toda ordem, gerando situações de consumo estimuladas para segmentos específicos. Nesses casos, onde se permitiu a vida toda uma forma de consumo alterá-la no sentido da "obrigação" é questionável. Até mesmo a proibição de fumar, como lei "pareocupada com a nossa saúde" E quantas músicas e poesias nos acaletam porque foram criadas pelas mãos de fumantes. Porque então não se policia o processo de produção do tabaco, suas lavouras, seus impactos ambientais, a finalidade de seus impostos, suas formas de distribuição e renda, assim como a especulação dos jogos sobre os pobres acreditando que vão mudar de vida, acabam gerando um mercado imenso e ilegal. Meu Deus, que tantos mundos de consumo paralelos que se tornam legais pelos estímulos na "psique" -  os argumentos psicológicos são grandiosos no mundo globalizado - além dos jogos de interesse articulados entre si. O consumo de uma coisa alimenta o uso de outra. Uma lei assim gera renda para empresários tal. Nisto mora a inteligência dos ocupantes de cargos decisórios e políticos. Talvez estimular o consumo nas suas formas mais variadas e incomuns.
Chega-se assim ao postulado maior - a Educação.
O vital papel da formação e dos professores, que formam profissionais em vários campos do saber.
Se hoje um médico, um engenheiro, um empresário top, um juiz, um jornalista, um desembargador e outros tanto profissionais podem "consumir" - e normalmente consomem bem, devem, isto aos seus professores que os formaram, que os apresentaram conhecimentos que iriam diferenciá-los do mundo dos pobres mortais. Por isto, recebem capital para consumir em larga escala, e até gerando oportunidades para outros consumirem. Mas e os seus professores?

Podem acreditar que na maioria dos casos os professores estão mais para serem consumidos que para consumirem alguma coisa. Com a educação digital, toda a história da educação se compromete com modelos tecnológicos que sequer pensam em 'pedagogia'. Além disso, o escandâlo dos salários dos professores - baixos para uma das profissões mais desgastantes e que no futuro acaba desabando em algum sistema de saúde. Outra lacuna de consumo - o mundo farmacêutico e suas fórmulas mágicas - com cartelas formatadas de números de comprimidos que em muitas vezes são maiores que as dosagens dos médicos.
E os médicos? Esqueceram que foram alunos e alimentam uma cadeia de consumo às drogas todas e diversas. Não há formação ambiental nas escolas superiores em todas as categorias do saber porque ainda o consumo de tudo traz mais nexo causal a nossa existência que relacionar nossa vida a sistemas da natureza. O mundo urbano é um mundo em si, dicotomizado dos elementos naturais. Ou se dicotomizou pelas formas de vida humana que se apartaram do útero cósmico como se assim pudessem se livrar também do útero materno e inerente complexo de Édipo. Uma odisséia complexa que rege os sistemas de consumo e sua ignorância diante dos colapsos da natureza e da pouca ação ética dos profissionais que estão no poder. A tudo voltamos às ciências ambientais e aos professores como sendo a educação e a alquimia do processo cognitivo a saída mais lógica para a releitura dessas cadeias de consumo, em algm momento a serem sobrepostas ao meio ambiente e à compreensão de todos.
As ciências ambientais e como fazer sua abordagem é ponto máximo nas escolas e universidades.
O grande projeto ambiental no processo e cadeia de consumo mais limpo tem sua base nas relações de saber e educação, inerentes ao desenvolvimento humano, social e ambiental.
Desemboca a questão do consumo e da sustentabilidade na função mater de aprender e, evolutiva nos sistemas cognitivo e de ensino-aprendizagem.
Esse processo também é lento, a relação dos indivíduos com seu ambiente vai sendo construída, explicada como diferente da culpa existencial - do campo psicológico, mas suplementada por um substrato que nos sustenta, que nos alimenta, que nos dessedenta, que gera economia e trabalho, trocas de valores e de bens - sendo o solo e os recursos naturais.
Logo, a 'propriedad'e também se incorpora nas relações de consumo e na ostentação de uma pessoa ou grupo de pessoas em serem sustentadas pela comodidade.
Aí seguramente não está a inteligência. A inteligência vai muito além de acumular bens materiais e riquezas continuadamente sem propósito tal, que além do ego de assim se firmar como superior no grupo social e global.
A inteligência é uma proposta individual de viver melhor, não levando ao prejuízo de outrem no futuro - falando de coisas básicas como tomar água e se alimentar. Como dormir bem e não gerar mais poluição.

Falando, como na propaganda de uma das fotos, em televisão nova para o futebol, se faz oportuno valer um comentário de um professor na sala de aula, a algum tempo, numa aula de modelação matemática:
- No futebol e na vida, os amadores se divertem mais!
Uma boa reflexão para os profissionais do consumo. Insistentemente convictos de vender um terreno na lua - há quem compre!

Outra sugestão de leitura:
Cambio cultural. La situación del mundo 2010. (só clicar)

Sugestão de um simples projeto ambiental

  • Fique sem lavar seu carro por quatro meses - faça manutenção, organize e economize água. Não consegue? Faça assim então, lave você mesmo seu carro, num dia lindo de sol, com balde e pano, claro. Depois coma uma refrescante salada.
Bibliografia: (capa do livro de Maria Antonia Gracía, 2006-Es)


próxima matéria: Poluição dos Solos e das Águas Subterrâneas.

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