instituto projetos ambientais, em revista

Um projeto científico em meio ambiente





Um projeto está sempre associado a uma "idéia"; que pode ser ousada, de grande projeção na mente de quem pensa. Por isso surge a metodologia da pesquisa, como forma de normalizar e dar caráter real a essa "idéia". Se pode pensar num projeto, por exemplo, de reestruturar e dar corpo de revitalização à vegetação urbana e desenvolver um estudo para melhorar as condições de climatização em uma cidade. Da idéia à realização existe um caminho. O importante para quem pesquisa é sempre o gosto pela descoberta e pela apresentação de projetos, sabendo-se que nem todos vão se tornar de fato obras reais (no todo ou em partes), mas o trabalho de um pensador é continuar pensando e sugerindo, visto a melhorar as condições do seu espaço, do seu meio, da população em que se situa. Algumas sugestões para delinear um projeto, neste caso ambiental:

- Da estatística experimental, apreende-se alguns elementos fundamentais para um estudo científico: como as unidades experimentais ou parcelas; os tratamentos; a variável em análise (diga-se deve ser clara, bem apresentada) e; a importância da casualização ou aleatorização. Sugere-se aqui a leitura de: Sônia Vieira (Estatística Experimental) e Pimentel Gomes (Curso de Estatística. Fundamentos de experimentação devem permear um projeto científico, conceitos a serem usados em definições do que vai ser comparado, o número de repetições, o que se está comparando para a evolução do tema em estudo na dimensão da ciência na região ou macro-região;

- assim levanta-se outro ponto-referência: a área de estudo. Em estudos ambientais, ou que envolvam a Sustentabilidade, a Ecologia e especialmente características como a água, os solos e a vegetação, se pode combinar levantamentos ou experiências que são delimitadas por espaços territoriais; logo, estes devem estar bem definidos, claramente identificados, usando-se por exemplo Sistemas de Informações Geográficas - SIGs, ou mapas de projeção das áreas de estudo, e elucidação das metodologias para caracterização das mesmas.

- de forma geral, a metodologia da pesquisa propõe partir-se da 'problematização' - ou seja, de questões que serão respondidas ao longo da pesquisa. Realmente é uma condição relevante: traduzir questões e respostas por meio de hipóteses (afirmações) e, então, desenvolver a pesquisa apresentando conclusões que podem ser positivas ou negativas. Tem-se a pre-disposição de que sempre as respostas devem ser positivas, pelo contrário, conclusões negativas em muito auxiliam a extensão da pesquisa e orientação de grupos de pesquisadores sobre determinado tema.
(nem sempre alunos têm esta facilidade, portanto a importância de um orientador de pesquisa ou orientadores - co-orientador)

- a pesquisa, é fundamentada em uma Revisão Bibliográfica: citação dos principais autores e pesquisadores do tema em voga. É muito importante o referencial teórico, um plano de assunto que dá bases técnicas, científicas, e legais para o projeto pretenso. O uso e organização da legislação é bastante importante: como o caso de biotecnologias, patentes, identificação de espécies, uso aplicado da biodiversidade, entre outros.

- São partes usuais em projetos científicos: Uma 'Introdução' (ou apresentação técnica da pesquisa); 'Objetivos' (geral e específicos - se for o caso); uma Justificativa (dando a relevância oportuna da pesquisa); Hipótese (s), que pode vir ao final da Introdução ou em tópico específico; Uma 'Revisão Bibliográfica', com organização da base teórica que dá sustentação ao estudo científico; também deve compor o projeto o capítulo 'Materiais e Métodos', traduzindo o objeto de estudo, suas nuances e também que métodos serão usados para obtenção dos resultados, como serão analisados os resultados e forma de apresentação dos dados, suas comparações, métodos de diagnóstico e prognóstico; Resultados Esperados (em caso de projeto em início) - sendo substituído por 'Resultados e Discussões' quando a pesquisa já tiver sido concluída e; por fim o capítulo Conclusões - com as principais discussões comentadas e focadas como observações conclusivas do projeto científico; após as 'Conclusões' apresentar o capítulo 'Bibliografia' com a identificação completa das obras e leis usadas na revisão bibliográgfica de forma ao leitor poder localizá-las e situá-las no entendimento da pesquisa.

- O importante em um projeto ou para quem vai realizá-lo é dar partida pela escolha de um tema: neste caso que o tema tenha vínculo com o escopo do currículo do pesquisador, ou ser do interesse profissional do pesquisador, para que possa investir tempo em uma pesquisa ou projeto que esteja alinhado com sua identidade profissional ou em formação.

- Claro, o projeto também deve ter "nome"------------- um título sintético da sua estrutura, claro, com todas as informações esperadas à expectativa de leitores e outros pesquisadores. Segue-se ao título um resumo e palavras-chave.

- Escolhido um tema comece com levantamentos científicos e técnicos: leituras e fichamentos de material (livros, artigos, periódicos, publicações) dando fundamentação a sua pesquisa e, então, definindo o objetivo pretendido (à hipótese).

- Em Planejamentos Ambientais - gestão ambiental - é esperado uma definição da área de estudo, escalas adotadas e tempos (sazonalidade, história, projeção futura da pesquisa) - ou seja, a combinação de área (s), escalas e tempos. Ler Planejamento Ambiental: teoria e prática, de Rozely Ferreira dos Santos (2004) e outros como Miltom Santos - O país distorcido e a rol de legislação ambiental do país e região. Sugere-se também o estudo de Stacciarini, R. em Avaliação da qualidade do recursos hídricos junto ao Município de Paulínia, Estado de São Paulo, Brasil. E diversos outros projetos, em Universidades de excelência no Brasil.

Nota: a sequência de fotos motra uma mesma árvore - exemplar de Cerrado no Município de Uberaba-MG, ao caso de chamar a atenção para os olhares em projetos científicos - um objeto sob diferentes olhares e, mesmo, um único olhar para distintos objetos - praticar a pesquisa é exercitar a observação constante, a trajetórias dos objetos, suas multiplicações, efeitos causais, e relações com o ecossistema (s). Situar-se no Ecossistema é também uma partida.

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