instituto projetos ambientais, em revista

Agricultura Sustentável - proposições



A importância do tema Agricultura Sustentável ganhou relevância e projeção mundial. Modelos de inovação tecnológica aliados a compreensões mais orgânicas, ocupam grande parte das discussões no tema. São postuladas algumas proposições ao sentido de buscar compreender o assunto. Algumas ponderações e questões para equipes de projetos em agricultura sustentável.

Um fato não se pode negar: "A necessidade de consultorias especializadas e opinões de técnicos com credibilidade para projetos adequados e sustentáveis". "As relações de investimentos e resultados podem ser agredadas por grupos de produtores, mas é preciso se difundir que os especialistas são fundamentais no processo de desenvolvimento sustentável" - Dica: Consulte um especialista! Faça uma análise das considerações:


-Isto pois, como podemos compreender a Agricultura do passado com as tendências atuais em Sustentabilidade. É possível pensar em novas formas para a agricultura, diante do fator irreversível das denominadas "demandas".
-Pensando no desenvolvimento tecnológico aliado aos sistemas de produção agrícola, o que é bom e o que é melhor na tecnificação, ou outras opções, se considerar oportuno nessa transição de século. Por outro viés, se pensando na linha divisória dos melhores efeitos do tecnicismo agrícola.
-Como tem sido essa transição para os modelos agrícolas sustentáveis? Os novos paradigmas são tendências a longo prazo ou uma necessidade mais imediata para os processos produtivos na agricultura, e onde se situam os critérios para a confiabilidade dos consumidores - relações na cadeia de consumo?
-Onde estão os espaços de agricultura sustentável no Brasil, o que são exemplos? Esta conceituação teórica e prática pode ser desenvolvida em todos os tipos de culturas? E a questão das demandas?
-Na lida diária como tem sido converter produtores convencionais para produtores sustentáveis ou prefere dizer orgânicos? Conte uma experiência.
-Qual a diferença entre Agricultura orgânica, Agricultura Biológico-Dinâmica e Agroecolologia - pensando nos termos ou se se pode traduzir todas as vertentes em Agricultura Sustentável?
-Como vê o processo de mecanização agrícola? Fale-nos sobre a relação solo-máquina-planta na dimensão de experiências?
-Nos processos de produção na agricultura, é substancial a presença do animal integrando a paisagem? Existe uma proporção da presença de animais no espaço agrícola, é possível mensurar, como deve ser esse conjunto? Vamos explicar sobre tendências para o Brasil e o que preconiza os instrumentos legais, lei de biotecnologia, ruralistas.... opiniões técnicas.
-Para velhos e novos produtores agrícolas, qual uma mensagem agronômica para a evolução da qualidade nos sistemas de produção, mercados, e formas de acesso a opiniões de especialistas, consultorias.....
-Importância da compreensão com elos de sustentação agrícola pela disponibilidade hídrica - aquíferos - Recursos Hídricos.
-O que tecnicamente é indispensável a um Engenheiro Agronômo, Agrícola ou Ambiental? (também em relação aos pequenos produtores).

A Figura ilustra o sucesso da agricultura orgânica no mundo. Crescimento este tão relevante para a saúde e qualidade de vida. A lógica interna dos processos agrícolas, então, mostra que se a produção aumentou assim, naturalmente porque há reposta nas demandas. Isso é o que se espera: alimentos mais saudáveis.

Referência
Clique sobre o título
Foto de http://static.hsw.com.br/gif/agricultura-organica-mapa.gif

Um comentário:

  1. É sem dúvidas um dos métodos mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, mas insustentável do ponto de vista econômico e social. Isso ocorre principalmente devido às baixas produtividades alcançadas pelo sistema, o que impossibilita a aplicação em larga escala, se limitando apenas a pequenas produções. É hoje um método utilizado quase exclusivamente destinado a mercados refinados, devido ao alto custo desses produtos.
    As principais limitações da agricultura orgânica são: Baixa produtividade, ataque intenso de pragas e doenças, altas infestações de plantas daninhas, altos custos de produção, baixa qualidade dos produtos gerados, alta perda da produção no campo, impossibilidade de suprimento da demanda mundial, e elitização do consumo dos produtos gerados.

    ResponderExcluir