instituto projetos ambientais, em revista

O BRASIL "institucionaliza" o crime ambiental na Amazônia?




Brasil, 05 de Junho de 2009

"O Brasil é um país cheio de árvores e de gente dizendo adeus!"

É preciso repensar nossos "projetos ambientais".
Projetos ambientais como uma agenda, um conjunto de ações a serem institucionalizadas e praticadas diariamente, em quatro anos ou em uma vida.
No caso da Amazônia, trata-se de um patrimônio dos brasileiros.
Assim, "instituir" a grilagem de terras, ou sustentar a ocupação por empresas particulares e internacionais e "destituir" a tutela ambiental, preventivamente, à conservação de um contexto ambiental fundamental, é indiscutível.

O avanço cognitivo (humano e) político mostra, aos brasileiros, sua decadência em favor do meio ambiente, neste Junho de 2009. Na década de sessenta e setenta, o processo de poder econômico já sabia o que eram impactos, devastação e destruição. O mundo já dava exemplos desse processo.
Não se pode atribuir a destruição ao desconhecimento causal de efeitos, ou mesmo de ingenuidade, sobretudo nesse avanço do século XXI.

nesta data, a própria ex-Ministra do Meio Ambiente - Marina Silva - desabafa: "A aprovação da Medida Provisória (MP) 458/08, semana passada, no Plenário do Senado, foi o terceiro momento mais triste da minha vida. O primeiro foi quando, ainda adolescente, perdi minha mãe, duas de minhas irmãs e meu tio, num curto espaço de tempo. O segundo foi quando assassinaram Chico Mendes. Agora, meu luto é pela Amazônia."

O luto é nosso.
Nosso é o prejuízo.
Nossa é a refuta à oportunidade única de se consolidar uma república sustentável.
Nosso é o exemplo da institucionalização do crime (ambiental).
Ao magno corpo representante do Senado 'nosso distinto silêncio amarelo'!

Ausência de sorrisos brasileiros, nesta semana de meio ambiente, em 2009.

O 'Humano' não alcança uma evolução cognitiva. Ao contrário. Rebela-se, empunhado contra a natureza, como quem ainda ameaça e tortura, possivelmente ao rancor ancestral de quem não comunga em favor de projetos ambientais difusos; sinais de coronelismo doente.
O país do futuro, chora.

Um estado punitivo contra si. Uma débil e esquisofrênica '(contra)forma de legislar'. Aliada ao recente episódio das terras contíguas indígenas. Tratando o índio dissociado do processo, recriando novos métodos de demarcação epacial, ou aos brasileiros, como outra raça.
Todos somos brasileiros e naturalmente miscigenados dos índios.
Perde-se no Brasil, o sentido existencial 'do natural', resultado da sua própria geografia e patrimônio. ("o espelhinho em troca de ouro...")

Já disse, em algum momento, o poeta:
"As vezes parecia que de tanto acreditar
em tudo que achávamos tão certo
teríamos o mundo inteiro e até um pouco mais
faríamos florestas no deserto e diamantes de pedaços de vidro"

Apologia aos sorrisos brasileiros para o Senado. Feridos. Marcados de pranto!

"A MP 458, que está nas mãos do presidente Lula, vai regularizar a posse de 67 milhões de hectares de terra na Amazônia, um patrimônio nacional superior a 70 bilhões de reais, considerando apenas a terra nua. O problema é que, a título de legalizar a situação dos pequenos agricultores, dos posseiros de boa-fé, cujos direitos estão salvaguardados pela Constituição, os maiores beneficiados serão os grileiros, aqueles que cometeram o crime de apropriação de terras públicas e estão por trás da exploração fundiária irregular, da violência e do desmatamento ilegal. "

Ver a reportagem com a ex-Ministra (clicar no título).
A legitimação do trágico e irresponsável destino ambiental do Brasil.
Construído por todos nós!
(http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3813710-EI11691,00-Nas+maos+do+presidente.html)

Excertos de uma correspondência incompleta ou “O Brasil é uma República Federativa cheia de árvores e de gente dizendo adeus” (*)
Encontra-se em outro Blog,o seguinte texto (citado abaixo):

"A minha geração, que viveu a adolescência durante os anos 90, sempre teve plena consciência disso e, ao mesmo tempo, desiludiu-se rapidamente com relação a qualquer mudança (…). vivemos o finalzinho da Ditadura, o trágico governo Sarney, o patético governo Collor, o tolo governo Itamar, os previsíveis governos FHC e, agora, sofremos (com) o populismo irresponsável de Lula. Eu escrevi um romance inteiro sobre como as pessoas com quem cresci e convivi sequer conseguiam sentir raiva dessa ausência de perspectivas. Quando sentíamos raiva, não sabíamos muito bem o que fazer com ela e acabávamos direcionando-a a nós mesmos. (…) A idéia de um país, aqui, escafedeu-se há muito, muito tempo, ou sequer esteve presente."

(*) Oswald de Andrade, não?


(http://vicentemiguel.wordpress.com/2009/03/27/excertos-de-uma-correspondencia-incompleta-ou-o-brasil-e-uma-republica-federativa-cheia-de-arvores-e-de-gente-dizendo-adeus/)

Ver também:
http://ofca.com.br/artigos/2008/05/28/280508-amazonia-brasileira-ate-quando/

Nosso lamento, nossa perplexidade, nossa insegurança, nossa querida vontade de sorrir no Brasil, nesta semana mundial de meio ambiente.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário