Para melhor compor o texto, centra-se em duas divisões:
- projetos elaborados por um docente e;
- projetos a serem elaborados por um aluno.
Todavia, elas se completam ou se suplementam.
Projeto elaborado por aluno para a conclusão de curso
Primeiramente a questão temporal: sugere-se ser iniciado pelo menos dois anos antes da conclusão do curso. É pertinente já seu início no segundo ano do curso, de forma a não ser uma função burocrática, não pode ser isso, mas sim algum significado na vida do aluno após o término do curso.
O aluno deve buscar inicialmente um tema que possa ser conjugado a sua vida profissional, a algum ponto-tema do currículo que tenha interesse em se apronfundar. É muito importante a visão do todo, mas inicialmente tenha um foco: um sub-tema, ou sub-sub de um tema. Definido um assunto referência. Comece a leitura, dedique-se a alguns meses fazendo um levantamento de quais são as melhores referências bibliográficas do assunto na sua região, país e mundo. E lei-as. Faça um rascunho textual; escreva tentando relacionar: o que está querendo pesquisar com o que está lendo nas referências. Elabore um texto organizado entre frases suas e citações bibliográficas (mostre ao orientador): depois, num segundo momento, pensando em capítulos que podem ser inicialmente ou basicamente - objetivo, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. Converse novamente com seu orientador, explore os conhecimentos apresentados por ele, não trabalhe sozinho. Qualquer menção a valores, percentuais, estatísticas, dados e definições: devem ser cuidadosamente citadas e referendadas. Não tenha hesitação em criar, num primeiro momento exponha tudo o que pensa, acredita ou prevê no papel e, nunca descarte a evolução das correções, abra uma pasta para isso.
Projeto elaborado por aluno para iniciação científica
Supõe-se aqui, o aluno já com uma base bibliográfica levantada e avanços em leituras (ou vocação para). Está subtendido o gosto pelo laboratório, seja de exatas, humanas ou biológicas. Conhecimento de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais devem estar sempre na pasta desses alunos. Saber escrever é outro ponto, ou seja, organizar suas idéias, adequar a concordância e gostar de fazer perguntas... O aluno que não pergunta é menos propenso a pesquisa básica. Faça uma listagem de perguntas que quer responder sobre um determinado tema, somando-se às questões de um professor que tenha afinidade, em trabalho e no tema de estudo. Pesquise na literatura (comece pelas universidades de excelência do Brasil) se suas perguntas já foram respondidas por algum pesquisador (outros alunos de iniciação científica e cursos de pós-graduação) - siga esse caminho com auxílio do professor que se propõe a ajudá-lo. Nesse processo de pesquisa estableça contatos com professores de outros centros de estudo e pesquisa. Esteja preparado para ouvir 'não' e que isso estimule o trabalho. Após alguns meses de pesquisa, defina suas perguntas e sua base bibliográfica consultada em adequação ao seu laboratório, aos seguintes pressupostos:
- O seu objetivo é......
- O seu objeto de estudo e seus caminhos para ter as respostas são...
- A resposta esperada é....
Comece!
Projeto elaborado por professor para definição de sua linha temática
Faça uma profunda análise de suas pesquisas. O seu projeto para obtenção da especialização, do mestrado e doutorado se situam num grau de conectividade e evolução? Ou o que deseja que seja o doutoramento é? O doutorado é mesmo um impressão digital da vida acadêmica; é o momento adequado para que se consolide o 'projeto de vida', por isso é tão importante. Associe suas pesquisas desenvolvidas e o projeto a desenvolver às disciplinas em que atua ou atuou. Deve haver sintonia neste processo. Adeque essas realidades ou projeções à instituição em que está trabalhando, atuando ou convidado(a) a desenvolver o projeto. Em concomitante, dialogue com seus possíveis pares de pesquisadores (anote), ou seja, os docentes que se relacionam com sua área de estudo. Consulte as áreas e sub-áreas do conhecimento na plataforma da capes, mec. E situe-se na realidade da região e país. Lembre-se que estão relacionados estes itens, já que uma linha temática deve ser transformada na sua linha de pesquisa, ou seja até onde você desejar ir (como profissional acadêmico). Persevere, isso é importante. Uma sugestão é conversar com o coordenador ou diretor do (s) curso (s) (departamento), as linhas temáticas devem se localizar nos cursos da instituição (ou dar partida a esta localização).
Projeto elaborado por professor para captação de recursos
Pesquisar sobre a instituição de fomento, analisar outros projetos aprovados, montantes demandados, e resultados de pesquisas que se relacionam com a proposta de seu projeto. Estruturar a equipe ou grupo de pesquisa, traduzir objetivamente as funções e etapas, hierarquizar funções, forma de tratamento dos dados, combinação das linhas temáticas de cada um. Quantos e que perfil de alunos poderá ser envolvido (ou não), assim como a operacionalização e dedicação de cada membro da equipe. Conferir realmente que infra-estrutura se dispõe, a contra-partida institucional, a temporalidade, a logística, e classificação das respostas a serem obtidas com o projeto ao domínio de cada pesquisador e sua linha e também institucionalmente.
Importante: enviar projetos por diversas tentativas - analisar as opiniões do relator, re-adequá-las, reenviar: existem muitas fontes de recursos e faltam bons projetos; mas mande, e insista. Cada item previsto para comprar via projeto deve ser correspondente a uma ação e posterior resposta - veja a sintonia nisto.
Projeto elaborado por professor sem recursos
Comece escrevendo os resultados que já tem ou que referências consubstanciam seus estudos. Ao longo de sua experiência que respostas já obteve, se tem alguma conclusão dentro do tema que estuda, ou que pesquisador as tem? Possa ser que sua partida seja um conjunto de respostas de um pesquisador experiente e você deseja implantar um projeto adequado à sua realidade; crie, simule situações.
Tenha uma caderneta de campo, isso é fundamental. Anote diaria ou semanalmente suas observações, sua amostra (e seu universo); ande sempre com essa caderneta, idéias surgem em horas inesperadas, assim, não esqueça: Anote! Faça um balanço de seu material didático, organize suas hipóteses e aplique-as. Ou transforme estudos em experimentações com grupos de alunos e, de um ano para outro evolua os questionamentos. Faça o tratamento dos dados que já tem. A cada período estipulado para levantamento dos dados, desenvolva o relatório do período; a partir deste, confeccione seu primeiro (ou mais de um) artigo. Sugestão: não escreva individualmente (some a alunos, técnicos do laboratório, outros professores, colegas de outras unidades, empresas, professores aposentados, parcerias outras).
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