A concepção do Blog 'Projetos Ambientais' surgiu por uma identidade técnica, de mostrar conceitos, fundamentos, e caminhos para a elaboração de projetos ambientais com base em critérios e postulados da ciência. Incorporar respostas que tenham credibilidade e assim pensar na troca de experiência e funcionabilidade das respostas ambientais positivas.
Mas informar é também adquirir uma linguagem que se faça compreender, que se faça aceitar, senão mesmo o melhor projeto com os maiores critérios, pode acabar se tornando inviável, mesmo que cheinho de boas intenções.
Na postagem de hoje encontramos alguns recortes de publicações jornalísticas sobre o meio ambiente e como buscar entende-lo para então cuidá-lo. O mundo ficou tão rápido que uma matéria incrível às vezes passa em vão,e no outro dia o jornal já é velho, inútil. Nem mesmo ainda abasorvemos a informação, seu propósito e o mais importante, sua possibilidade de se transformar em ação- e já estamos querendo outra novidade. Parece que isto se reflete nas relações de consumo e de existência. Um caso a se pensar.
Vamos às velhas possíveis notícias atuais? (De um jornal que estava adormecido em casa e já na fila para o lixo/reciclagem). É interessante colecionar notícias de jornais de folha. Ou relê-las antes do descarte, a cronologia pode se transofrmar num mero detalhe.
= NEM TUDO DEVE IR PARA O CAMINHÃO DE LIXO = O Brasil é o país que mais descarta computadores pessoais per capita - 0,5 por habitante - segundo dados da ONU ( Na China é 0,2). O número dessas máquinas vendidas no país sobe 15 a 20% ao ano;em 2010 atingiu 13,3 milhões de unidades (deacordo com IT data). O celular passa de item cobiçado para peça pré-histórica em questão de meses. Imagine esses equipamentos e mais ainda, baterias de carro, exames de raio X, lâmpadas fluorescentes, e outros, sendo descartados de forma comum. As baterias de carro contêm chumbo que gera problemas ao sistema nervoso, enfraquece os ossos, causa anemia. Se depositados no solo podem atingir o lençol freático e tornando a poluição a oferecer maiores riscos de exposição ao ser humano. As lâmpadas contém fósforo e mercúrio que são cancerígenos, além de prejudiciais aos rins e ao fígado. "Jogar lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta e a preservar nossa própria saúde, significando economia e aproveitamento de matéria prima." Onde descartar? Alguns pontos ( o texto completo em Folha de São Paulo especial pelo dia do meio ambiente - 5/6/2011):
- Bateria de carro: Programa de Responsabilidade Ambiental Compartilhada (PRAC); recolhe baterias em todo o país.tel. 0/xx/11/3511-3889 (SP). site http://www.prac.com.br/
- Celular: As fabricantes de telefones recolhem os aparelhos. Samsung tels. 4004-0000 (SP) e 0800-7731244. site http://www.samsung.com.br/ ; Motorola tels. 4002-1244 e 0800-773 1244, site http://www.motorola.com.br/ ; Nokia tel. 4003-2525 (SP),site http://www.nokia.com.br/. Sony-Ericsson tels. 4001-0444 e 0800-8840444, site http://www.sonyericsson.com.br/. Também Programa Alô Recicle recebe celulares e baterias nas lojas Pão de Açucar, Extra-Supermercado e Extra-Hipermercado.
- Óleo de cozinha: ONG Trevo tel. 0/xx/11/3531-2116 (SP), site http://www.trevo.org.br/ . Lojas Pão de Açucar, Extra-Supermercado e Extra-Hipermercado e Compre Bem. Porto Seguro companha de reciclagem de óleo de cozinha tel. 0/xx/11/3366-6526 (SP).
- Pneus: Reciclanip tel. 0/xx/11/5102-4530, pontos de recolhimento no site www.reciclanip.com.br/?cont=ecopontos_ecopontosnobrasil ; Dpaschoal aceita pneu velho na compra de um novo,site http://www.dpaschoal.com.br/ ; Caçula de pneus,site http://www.caculadepneus.com.br/
- Computador e televisor: Centro de descarte e reuso de resíduos da Universidade de São Paulo - exige agendamento por telefone para entrega do material tel. 0/xx/11/3091-6400, site http://www.cce.usp.br/ ; Museu do computador site http://www.museudocomputador.com.br/ ; Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes site http://www.abre-excedente.org.br/
- Remédios: Programa Descarte Correto de Medicamentos tel. 0/xx/11/5053-9713,site http://www.descarteconsciente.com.br/
Sacolas Plásticas Ecobags Sacolas de papel
Material plástico a partir de derivados lona, algodão, fibras papel craft grosso
de petróleo vegetais,plástico reciclado
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Impacto levam 200 a 400 anos para podem ser recicladas Degradam-se em 2
se degradar; espalham e algodão e fibras decompõem a 5 anos sem gerar
entopem bueiros, contaminam em pouco anos substâncias tóxicas
animais 100% recicláveis
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Custo barato médio alto
não custa nada para o Os preços variam,uma sacola poucos locais
consumidor retornável não sai menos que distribuem
R$ 2,99 0,50 cada uma
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reutilização baixa alta média
rasgam com facilidade vida útil longa só para transportar
produtos secos
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
= DESING SUSTENTÁVEL = que permite menor consumo de energia e uso de materiais recicláveis caminha a passos lentos no Brasil. Enquanto na Europa já são usados telhados e vidros autolimpantes, feitos com nanopartículas que "comem" a sujeira e a poluição, no Brasil são poucas as construções que tem painéis de energia solar e sistemas de reaproveitamento de águas de chuvas. Um exemplo: na próxima vez que você entrar no banheiro de sua casa, olhe o vaso sanitário.Se for equipado com avelha válvula de parede ,o equipamento estará fazendo mal tanto para o ambiente quanto para o seu bolso. Durante um mês, os disparos dos botões da descarga podem representar 30% do consumo de uma casa. Uma valvula de parede joga esgoto abaixo com 2 litros/água/segundo.Em 10 segundos são 20 litros. Se cada membro de uma casa com 4 pessoas for duas vezes ao banheiro por dia,em um mês,serão gastos apenas com a descarga 4,8 mil litros. "Hoje com as caixas acopladas deduplo acionamento (urina e fezes) ,de três a seis litros, a economia pode ser brutal" diz Martha Nader arquiteta especialista em sustentabilidade.O chuveiro é o segundo item que deve ser avaliado. Outros projetos como Ecotelhados também devem ganhar espaço; as novas gerações não querem morar em casas que agridem o meio ambiente,já é um fato.
= MODA URBANA = a confecção Éden,de Conchas no interior de São Paulo,compra algodão de 150 familias produtoras do Paraná, Minas Gerais,Goiás e do Mato Grosso do Sul, que são orientadas a não usar pesticidas na plantação. Durante a fabricação das roupas (calças,saias, vestidos e blusas) são utilizados apenas corantes naturais ,como urucum e índigo. O empresário Jorge Yammine proprietário da marca com um loja na Vila Madalena em São Paulo, diz que pretende aumentar pontos de venda e lançar franquia. De 2009 para 2010 o volume de receitas aumentou 300%. "Atendemos a um desejo do consumidor".
Assim, sempre reproduzir aqui informações e notícias jornalísticas à difusão da comunicabilidade em mídias diversas compõe o objetivo técnico do blog, ou seja, da teoria à prática, numa combinação que sempre deve se harmozinar para a realidade em metas para reais e concretos projetos ambientais.
É uma longa estrada, apenas é preciso iniciar a caminhada, o que se pode dizer pela tal 'consiência ambiental'. O abraço das águas!
PS: Vou ainda guardar o jornal velho, usado hoje, por mais algum tempo. Veja só parte dele já virou notícia nova. A velocidade do mundo nem sempre é aquela que faz bem ao ambiente e a nós mesmos.